domingo, 3 de junho de 2007

Serviço Rápido
1º Piso - 'Humpty Dumpty', individual de Rogério Degaki
2º Piso - 'Red Light Portraits', individual de Mauro Restiffe
O quê: 10 esculturas l 12 fotografias
Material: pintura automotiva sobre isopor, fibra de vidro e resina plástica l fotografias p & b
Quando: Até 09.06.07 - Terça a sábado, das 11 às 19h
Onde: Casa Triângulo - Rua Paes de Araújo, 77 l Itaim Bibi l SP
Telefone: 11 3167.5621
Quanto: Entrada Franca
Homepage: http://www.casatriangulo.com



Degaki explora escapismo em obras inéditas
Sua segunda individual mostra a onírica relação entre esculturas
e o mundo de Lewis Carroll


Segue até dia 09 de junho a segunda mostra individual do artista plástico Rogério Degaki, intitulada 'Humpty Dumpty', na Casa Triângulo no Itaim Bibi, em São Paulo. São 10 obras inéditas, esculturas produzidas em 2007, que criam uma ligação com a obra do escritor Lewis Carroll, autor do livro 'Alice no País das Maravilhas', desenvolvendo um ambiente imaginário para suas esculturas, forrando todo o piso do espaço expositivo com grama artificial.

No mezanino, o fotógrafo Mauro Restiffe apresenta a série inédita, no Brasil, 'Red Light Portraits', apresentadas na Bienal de Taipei (China), em 2006, com curadoria de Dan Cameron, onde o esteta gaúcho apresenta retratos de diversos motocicletas nos cruzamentos do trânsito chinês.

O personagem título Humpty Dumpty é uma espécie de homem ovo que aconselha a protagonista Alice, na obra 'Através do Espelho´, do alto de um muro. São cervos, taturanas e coelhos, entres outros animais de forma não tão verossímil, além de balas que lembram as consumidas na sua infância e que remetem ao artista mexicano Félix González-Torres, que podem ser vistos.

" (...) Delicadeza e pervesão caminham juntas na trajetória de Rogério Degaki. Na presente exposição, não apenas uma perversão do espaço expositivo se processa - por meio de um arranjo aparentemente meigo de grama, flores e balas coloridas dentro de uma galeria -, como também uma perversão dos signos: a incorporação de um universo em geral tomado como infantil (e que o não é) em seu léxico apropriacionista. (...) ", afirma a curadora Juliana Monachesi, em seu texto crítico.

Frequentemente o esteta usa a História da Arte, o mangá e a cultura pop contemporânea, sob uma ótica escapista, como elemento para a sua produção plástica. Graduado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 2000, Degaki fez residência, durante 6 meses, na Cité Internationale des Arts (Paris), em 2005. Participou das coletivas 'Amalgames Bresilliens', na cidade de Mantes la Jolie, na França, e 'Dadá é mais que Dadá', no Paço das Artes, em São Paulo, além de ter obras expostas nas feiras como a SP Arte (Brasil); Miami Basel (EUA) e na ARCO, na Espanha.

A Casa Triângulo, que funciona de terça-feira a sábado, das 11 às 19h, fica à Rua Paes de Araújo, 77, na Itaim Bibi, em São Paulo. O telefone é 11 3167.5621 e o website é http://www.casatriangulo.com.

Nenhum comentário: